Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

O (des) governo do Estado do Rio de Janeiro

Presente de Grego.

Publicado por Rhoxane Teles
há 8 anos

Servidores do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desde final do ano passado, pessoas reais com dívidas reais, vivem na incerteza de receber seus salários.

A imprensa, vista por muitos como quarto poder, se cala; o judiciário se rende, e os funcionários são assolados pelas contínuas perdas que os obriga paulatinamente a repensar a opção de estudar horas e horas a fio, abrir mão de sua família, de suas tantas outras opções, para ingressar no tão sonhado serviço público.

Atraídos por uma falsa ideia de estabilidade e acreditando em sua vocação, profissionais de saúde e da segurança pública concursados e empossados com louvor, continuam trabalhando e tentando desenvolver seu ofício... Mas até quando? Como pagar o aluguel da casa, o colégio das crianças, a alimentação, transporte, cartão de credito, luz, gás, telefone, outras dívidas?

O governo mandou servidores pedirem compreensão aos credores, até que se tenta... Mas ninguém tem!

Enquanto direitos constitucionais são violados por quem tem o dever de resguarda-los, o que se vê são escândalos vultosos envolvendo os altos escalões do poder público, numa trama tão vexatória que faz vergonha ter nascido aqui. Improbidade, imoralidade e desrespeito é o que não falta!

O governo declarou em sua página:

"CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

De acordo com o Decreto nº 45.593, publicado na edição do dia 9 de março de 2016 do Diário Oficial, o pagamento dos servidores ativos, inativos e pensionistas previdenciários passa a ser realizado até o décimo dia útil do mês subsequente ao mês de competência, a partir de fevereiro de 2016.

Os empregados das empresas públicas e sociedades de economia mista, continuam a ter o pagamento realizado até o quinto dia útil do mês subsequente ao mês de competência, conforme já determinava o Decreto nº 45.506, de 16 de dezembro de 2015."1

O salário do mês de maio deveria ter sido pago em 09 de junho! Não foi. O calote veio sem ser anunciado. E no dia 14 de junho foi depositado a esmola de quase metade do pagamento para quem recebe no Bradesco. Para quem recebe por outra instituição financeira, somente no dia seguinte. E a outra metade? Adiado sine die... Bye bye!

Hoje, uma policial civil de 49 anos, técnica de necrópsia foi encontrada morta em sua residência em Campos. Ainda não se sabe o real motivo da morte, mas o que se apurou até agora foi que a mesma que morava e trabalhava em Campos, fora transferida para Macaé... Sem ter como pagar as dívidas e já deprimida pela atual situação financeira, com apenas meio salário do mês depositado e sem previsão de data para receber o restante, a depressão a levou a suicidar-se.

E talvez ela tenha chegado a conclusão que morta valia mais que viva. A morte já lhe era uma velha conhecida pois trabalhava no IML, já essa deficiência de recursos e a incerteza de receber seus proventos todos os meses, esta sim, provavelmente lhe fosse novidade. E péssima!

Mas não, não se preocupem... Uma gorda quantia de R$40.000,00 de seguro (se o governo honrou o compromisso de pagar), aguarda para ser devidamente entregue à família da vítima juntamente com as dívidas deixadas.

Afinal, o generoso (des) governo contemplou seus amados servidores da polícia civil com essa exorbitante quantia... Um belo presente de grego!

1- fonte:http://www.servidor.rj.gov.br/portal-web/portal/público/CalendarioPagamento/listar

  • Sobre o autorInspetora de Policia da DCAV, Supervisora de Tutoria em EAD na A
  • Publicações3
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações282
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-des-governo-do-estado-do-rio-de-janeiro/350484641

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O pagamento foi integral para uma categoria em greve a meses...
Vamos analisar a mensagem por trás desse ato... continuar lendo